Google+

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Modelo dobrável é aposta contra trânsito

Berlim vai integrar veículo elétrico à rede de trens, metrô e ônibus; projeto do MIT em cidades europeias é similar ao de aluguel de bicicletas. 

Fabricado na Espanha, compacto Hiriko pode medir 1,5 ou 2,63 metros e leva duas horas para minimizar a dor de cabeça com os congestionamentos, Berlim encabeça uma novidade: ao longo deste ano, a capital alemã colocará em testes pela cidade o projeto CityCar, desenvolvido pela start-up (empresa pioneira) espanhola Hiriko em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que recebeu investimentos de US$ 87 milhões. 

Trata-se de um veículo elétrico dobrável de 2,63 metros de comprimento para dois passageiros,  que, ao dobrar, encolhe para 1,5 metro. A novidade chega à Berlim por meio da empresa Deutsche Bahn, administradora dos transportes na cidade, para integrá-lo às redes de trem, metrô, ônibus e bondes.
Atualmente, o projeto está em fase de testes em Vitória-Gasteiz, no País Basco, na Espanha, onde nasceu a ideia. 

Além da capital alemã, o pequeno carro deve chegar a Barcelona, na Espanha, e Malmö, na Suécia, nos próximos anos. O CityCar é o primeiro a ser fabricado em larga escala. Inicialmente, estima-se que serão fabricadas 9 mil unidades anuais até 2015 para que a população o alugue, 

Ideia. O projeto foi concebido em 2003, como parte da pesquisa do núcleo de Cidades Inteligentes no MIT, que  também desenvolve bicicletas elétricas - essas ainda numa fase anterior à dos carros, mas que também chegarão
à população nos próximos anos. O conceito de uma dobradura e de uso compartilhado do CityCar para dois passageiros surgiu em meados de 2008. Os anos seguintes foram de intenso trabalho para ajustar as baterias e os sistemas de distribuição de alta potência do carro. "Afinal, não adianta ser bonito, compacto e ecologicamente correto, é preciso andar também", lembra Subramani. 

A velocidade máxima do carro chega a 90 km/h e ele pode ser usado por 120 quilômetros antes de precisar ser novamente ligado na tomada.A recarga, aliás, dura pouco: em duas horas, o carro já está pronto para nova viagem. 



Fabricado na Espanha, compacto Hiriko pode medir 1,5 ou 2,63 metros e leva duas horas para recarregar 



Fonte:Marcio Orsolini, especial para o Estado - Barcelona - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.