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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pedágio na BR-050 é 6º mais barato entre rodovias federais concedidas


O trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais, arrematado pelo consórcio Planalto no leilão da semana passada, seria hoje a 6ª rodovia federal mais barata para se rodar entre as 14 que estão sob concessão, aponta levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) feito a pedido do G1.Para ganhar a concessão do trecho de 436,6 quilômetros entre as cidades de Cristalina (GO) e Delta (na divisa entre MG e SP), o consórcio Planalto propôs cobrar dos motoristas pedágio de R$ 0,04534 por quilômetro – ou R$ 4,53 a cada 100 quilômetros –, valor 42,38% menor que o teto da tarifa fixado pelo governo, que era de R$ 0,0787 por quilômetro (R$ 7,87 a cada 100 Km).O G1 pediu à ANTT que calculasse o valor médio do pedágio por quilômetro nos 14 trechos de estradas federais sob concessão. De acordo com o levantamento, a rodovia Fernão Dias, ligação entre Belo Horizonte e São Paulo, tem hoje a tarifa mais barata: R$ 0,02 por quilômetro (R$ 2,00 a cada 100 Km), menos da metade do lance oferecido para a BR-050.Também são mais em conta as tarifas cobradas nos seguintes trechos: entre a BR-376, no Paraná, e BR-101, em Santa Catarina (R$ 0,022 por quilômetro ou R$ 2,20 a cada 100 Km); entre BR-116 e BR-324, na Bahia (R$ 0,028 ou R$ 2,80); BR-116, entre São Paulo e Curitiba (R$ 0,03 ou R$ 3,00); BR-116, entre Curitiba e a divisa SC-RS (R$ 0,04 ou R$ 4,00) e BR-153, em São Paulo (R$ 0,04 ou R$ 4,00).A cobrança de pedágio na BR-050 só vai começar depois que a Planalto concluir 10% das obras de duplicação. No dia 18, logo após o leilão, representantes do consórcio disseram que isso deve acontecer já em 2014. Até lá, o valor da tarifa na rodovia deve ficar um pouco mais caro que os R$ 0,04534, já que será corrigida pela inflação do período.

Pedágio menor

Os trechos com tarifa mais em conta que a prevista para a BR-050 fizeram parte da segunda etapa de leilões de rodovias federais, que aconteceram entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles inauguraram o modelo que substituiu o critério de maior valor de outorga (preço pago pelo direito de explorar uma concessão) pelo de menor pedágio, para definir o vencedor do leilão.
No leilão de 2007 que entregou à iniciativa privada 7 trechos, num total de 2.600 quilômetros de rodovias federais, a grande vencedora foi a espanhola OHL, que arrematou 5 lotes e surpreendeu tanto o governo quanto o mercado com propostas de pedágio muito abaixo do teto fixado – o deságio chegou a 65,43%. Mais...

Fonte:http://www.cbnfoz.com.br

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